Acidente de trânsito no trabalho: Entenda por que ele não pode ser motivo de justa causa segundo o TRT-3

Direito trabalhista

Acidente de trânsito no trabalho: Entenda por que ele não pode ser motivo de justa causa segundo o TRT-3

Segundo dados do IBGE (2022), o Brasil possui poucos mais de 115 milhões de veículos registrados, que circulam por estradas e ruas que não possuem a menor infraestrutura para recebê-los. Dessa forma, não raro, são os motoristas que se envolvem em acidentes enquanto estão trabalhando, pois além de tudo, estão sujeitos as extensas jornadas, e é claro ao desgaste e estresse do dia-a-dia no trânsito.

Como se não bastassem os danos físicos e mentais que um acidente pode trazer ao trabalhador, para os motoristas surge ainda dúvida com relações as consequências jurídicas de tal fatalidade, se ela pode lhe acarretar ou não uma punição.

Sem a menor sombra de dúvidas, o maior medo do trabalhador é ser demitido por justa causa, já que dessa forma deixaria de receber alguns valores significativas das verbas rescisórias, como por exemplo a multa de 40% do FGTS.

Neste sentido, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, vem entendendo que a Empresa não pode aplicar a justa causa ao motorista que se envolveu em um acidente de trânsito, usando como fundamento para a demissão, única e exclusivamente o acidente, posto que é tal fatalidade inerente à atividade profissional.

Portanto, para que Empresa demita seu Empregado de forma válida, ou seja, por justa causa, quando ele se envolve em um acidente de trânsito durante sua jornada, deve ficar demonstrado o mau procedimento no desempenho de suas funções, pois somente assim se enquadraria no rol taxativo do art. 482 da CLT, que prevê tal punição.

Tags

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Direito Previdenciário

Somos especializados em Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais e seu objetivo é o estudo e a regulamentação do instituto de seguridade social.

Direito do Consumidor

O escritório tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.

Direito Trabalhista

Atuamos na área consultiva relacionada ao Direito do Trabalho, com foco preventivo e enfoque na adequação das condutas internas das empresas à legislação trabalhista, a fim de minimizar os riscos de futuras demandas judiciais.

Direito Imobiliário

A atuação no direito imobiliário possui uma área abrangência e que atinge diversos assuntos relacionados aos imóveis, que vão desde o acompanhamento de contratos de compra e venda até o desenvolvimento de estratégias para incorporação e lançamentos imobiliários.

Direito Empresarial

Possuímos atuação estratégica no consultivo e no contencioso de empresas em questões de natureza cível, comercial, trabalhista e tributária. Realizamos, ainda, a elaboração de contratos societários e empresariais, estruturações societárias, execuções de títulos de crédito e recuperação de ativos.

Direito Ambiental e Urbanístico

O Direito Ambiental é o ramo jurídico dedicado a causas relacionadas ao meio ambiente. Ele está intimamente ligado às áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, construção civil e uma série de atividades industriais que causam impacto ambiental e, portanto, precisam tomar medidas e práticas adequadas para estarem dentro da lei.

A atuação e acompanhamento por nossos advogados é importante em todas as questões jurídico-ambientais. Podemos auxilia-lo para que suas atividades econômicas estejam dentro da legalidade, reverberando positivamente para o empresário, o ambiente e a sociedade.

No Direito Ambiental, a prevenção é particularmente importante. Nesse aspecto, dentre os principais serviços que realizamos, destacam-se, licenças ambientais, assessoria em programas de compensação ambiental, condução legal de processos de estudo de impacto ambiental e planos de recuperação de áreas degradadas, blindagem ambiental, e outros.