Posso ser penalizado enquanto estiver cumprindo o aviso prévio?

Direito trabalhista

Posso ser penalizado enquanto estiver cumprindo o aviso prévio?

Antes de chagarmos a esta resposta, temos que entender o que de fato significa aviso prévio. Imagine uma relação de emprego em que o empregado foi contratado em 2005, passaram-se 16 anos, e em 2021 o empregador resolve demiti-lo, não seria justo que esse empregado fosse surpreendido, sem ao menos poder se organizar. Por isso é necessário o aviso prévio, que em outras palavras, é um comunicado de que a relação de emprego irá terminar.

É válido lembra-los de que tanto o empregado quanto o empregador podem “dar o aviso prévio”. Em regra o aviso prévio é de 30 dias, sendo acrescido 03 dias a cada ano de serviço prestado a empresa, atingindo o limite de 90 dias. Além disso, ele pode ser indenizado, que é quando o empregado recebe um valor proporcional ao prazo do aviso prévio ou trabalhado.

Depois desse breve contexto sobre a importância e significado do aviso prévio, chegamos ao desfecho da nossa pergunta, “posso ser penalizado enquanto estiver cumprindo o aviso prévio?”. Se uma das modalidades para o cumprimento do aviso prévio é a trabalhada, não temos a menor dúvida de que o contrato de trabalho ainda está ativo.

Voltemos ao exemplo inicial, um empregado que foi contrato em 2005 é informado por seu empregador, no dia 19 de julho de 2021, de que teria seu contrato de trabalho encerrado, e que deveria cumprir o aviso prévio trabalhando. No dia seguinte, quando estava a caminho do trabalho, inconformado com toda a situação, resolveu divulgar as informações sigilosas da empresa.

Note que no exemplo acima, o empregado cometeu uma falta grave capaz de ensejar a demissão por justa causa. Percebe que é justo e plenamente possível o empregador aplicar as penalidades previstas na CLT na vigência do aviso prévio, ou caso contrário os empregados que estivessem em aviso prévio poderiam se comportar da formo como quisessem dentro da empresa.

Assim, podemos concluir que quando o aviso prévio é cumprindo na modalidade trabalhada, o contrato está ativo, assim como todas as normas que podem rege-lo, bem como todas as penalidades.

Tags

Aviso prévio, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Comunicado, Contratação, Demissão, Empregado, Empregador, Indenização, Justa causa, Limite de 90 dias, Modalidade trabalhada, Normas, Organização, Penalização, Relação de emprego, Trabalho prestado, Vigência do aviso prévio

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Direito Previdenciário

Somos especializados em Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais e seu objetivo é o estudo e a regulamentação do instituto de seguridade social.

Direito do Consumidor

O escritório tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.

Direito Trabalhista

Atuamos na área consultiva relacionada ao Direito do Trabalho, com foco preventivo e enfoque na adequação das condutas internas das empresas à legislação trabalhista, a fim de minimizar os riscos de futuras demandas judiciais.

Direito Imobiliário

A atuação no direito imobiliário possui uma área abrangência e que atinge diversos assuntos relacionados aos imóveis, que vão desde o acompanhamento de contratos de compra e venda até o desenvolvimento de estratégias para incorporação e lançamentos imobiliários.

Direito Empresarial

Possuímos atuação estratégica no consultivo e no contencioso de empresas em questões de natureza cível, comercial, trabalhista e tributária. Realizamos, ainda, a elaboração de contratos societários e empresariais, estruturações societárias, execuções de títulos de crédito e recuperação de ativos.

Direito Ambiental e Urbanístico

O Direito Ambiental é o ramo jurídico dedicado a causas relacionadas ao meio ambiente. Ele está intimamente ligado às áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, construção civil e uma série de atividades industriais que causam impacto ambiental e, portanto, precisam tomar medidas e práticas adequadas para estarem dentro da lei.

A atuação e acompanhamento por nossos advogados é importante em todas as questões jurídico-ambientais. Podemos auxilia-lo para que suas atividades econômicas estejam dentro da legalidade, reverberando positivamente para o empresário, o ambiente e a sociedade.

No Direito Ambiental, a prevenção é particularmente importante. Nesse aspecto, dentre os principais serviços que realizamos, destacam-se, licenças ambientais, assessoria em programas de compensação ambiental, condução legal de processos de estudo de impacto ambiental e planos de recuperação de áreas degradadas, blindagem ambiental, e outros.