Acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez: saiba o que é, como funciona e como conseguir o auxílio-acompanhante

Direito previdenciário

Acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez: saiba o que é, como funciona e como conseguir o auxílio-acompanhante

Se trata de um acréscimo no valor da aposentadoria por invalidez destinado àquelas pessoas que necessitam de assistência permanente de terceiros para a realização de suas atividades diárias, como tomar banho, cozinhar, se alimentar, se locomover, etc.

Como o próprio nome já diz, é um acréscimo equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor da aposentadoria por invalidez, que é recalculado toda vez que o benefício que lhe deu origem é reajustado. Tal acréscimo não é limitado ao teto do INSS, ou seja, há direito ao complemento ainda que o aposentado por invalidez receba o valor máximo do benefício pago pelo INSS.

A comprovação da necessidade permanente de terceiros é realizada através de perícia médica, sendo de suma importância a apresentação de laudos e exames médicos que comprovem a invalidez e a necessidade do auxílio permanente de outra pessoa para as atividades diárias.

Havendo reconhecimento do direito ao acréscimo, o mesmo será concedido desde a data da entrada do requerimento (DER). Porém, caso haja comprovação de que necessitava da assistência permanente de terceiros desde data anterior a DER, é possível requerer os valores do adicional retroativos, respeitado o prazo prescricional de 05 anos anteriores a data do requerimento. 

O requerimento do acréscimo de 25% não está sujeito a decadência, visto que não se enquadra como revisão de benefício. Sendo assim, ainda que esteja aposentado por mais de 10 anos, poderá requerer o benefício.

Por fim, é importante ressaltar que não é possível a extensão deste acréscimo para as demais modalidades de aposentadoria, conforme julgamento do Tema 1.095 pelo Supremo Tribunal Federal, em 18.06.2021.

Em caso de dúvidas, não deixe de buscar o auxílio de um advogado previdenciarista.

Tags

Acréscimo de 25%, Advogado previdenciário, Aposentadoria por invalidez, Assistência permanente, Auxílio-acompanhante, Benefícios por incapacidade, Comprovação de invalidez, Decadência de benefício, Direitos previdenciários, INSS, Jurisprudência previdenciária, Laudos e exames médicos, Necessidade permanente de terceiros, Perícia médica, Previdência Social, Requerimento de benefício, Retroatividade de benefícios, Revisão de benefício, Supremo Tribunal Federal

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Direito Previdenciário

Somos especializados em Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais e seu objetivo é o estudo e a regulamentação do instituto de seguridade social.

Direito do Consumidor

O escritório tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.

Direito Trabalhista

Atuamos na área consultiva relacionada ao Direito do Trabalho, com foco preventivo e enfoque na adequação das condutas internas das empresas à legislação trabalhista, a fim de minimizar os riscos de futuras demandas judiciais.

Direito Imobiliário

A atuação no direito imobiliário possui uma área abrangência e que atinge diversos assuntos relacionados aos imóveis, que vão desde o acompanhamento de contratos de compra e venda até o desenvolvimento de estratégias para incorporação e lançamentos imobiliários.

Direito Empresarial

Possuímos atuação estratégica no consultivo e no contencioso de empresas em questões de natureza cível, comercial, trabalhista e tributária. Realizamos, ainda, a elaboração de contratos societários e empresariais, estruturações societárias, execuções de títulos de crédito e recuperação de ativos.

Direito Ambiental e Urbanístico

O Direito Ambiental é o ramo jurídico dedicado a causas relacionadas ao meio ambiente. Ele está intimamente ligado às áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, construção civil e uma série de atividades industriais que causam impacto ambiental e, portanto, precisam tomar medidas e práticas adequadas para estarem dentro da lei.

A atuação e acompanhamento por nossos advogados é importante em todas as questões jurídico-ambientais. Podemos auxilia-lo para que suas atividades econômicas estejam dentro da legalidade, reverberando positivamente para o empresário, o ambiente e a sociedade.

No Direito Ambiental, a prevenção é particularmente importante. Nesse aspecto, dentre os principais serviços que realizamos, destacam-se, licenças ambientais, assessoria em programas de compensação ambiental, condução legal de processos de estudo de impacto ambiental e planos de recuperação de áreas degradadas, blindagem ambiental, e outros.