Entenda como funcionam as compras internacionais em sites como Amazon e Ali Express

Direito do consumidor

Entenda como funcionam as compras internacionais em sites como Amazon e Ali Express

Tenho certeza que você leitor já se aventurou nesses sites estrangeiros, seja pelos preços super atraentes ou pela diversidade de produtos ofertados.

Estes e outros sites internacionais de compra ganham consumidores dia após dia. No entanto, o processo de entrega dos produtos, a legislação sobre importação, impostos, taxas, atrasos, e extravios podem reduzir algumas vantagens dessa modalidade de compra. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados!

Para o alivio de muitos consumidores quanto aos riscos de adquirir um produto em sites estrangeiros, o Código de Defesa do Consumidor brasileiro pode abranger compras internacionais.

Mas calma, nem tudo são flores! Uma vez que, haverá sempre um risco ao consumidor se a empresa não tiver algum representante do site no Brasil.

Ou seja, caso a empresa não possua sede constituída no Brasil, oscustos para o ajuizamento de uma ação tornariam o processo no estrangeiro inviável. Assim, o correto é sempre conferir se o fornecedor tem CNPJ no Brasil, tendo em vista que, se a compra é realizada em país estrangeiro e por empresa estrangeira, as leis aplicadas serão as do pais em que a compra foi realizada, e não o nosso tão amado Código de Defesa do Consumidor.

Assim, de forma bem simplificada podemos concluir que se o:

  • Fornecedor possuir representante no Brasil: é possível aplicar o Código de Defesa do Consumidor.
  • Fornecedor sem representante no Brasil: não é possível aplicar o Código de Defesa do Consumidor, ficando o comprador sujeito às normas de proteção do país estrangeiro.

Vale ressaltar que, é possível evitar grande parte dos problemas com compras estrangeiras se o consumidor buscar se informar a respeito da reputação do fornecedor, sobre problemas com atendimento, principalmente no pós-venda, e, claro, procurar a opinião de outros compradores a respeito do produto.

Mas alerta! Preços muito baixos podem indicar possíveis fraudes, verifique sempre se o site informa dados essenciais, como endereço, telefones, e-mails, e prazos de entrega. Além disso, fique de olho nos pessoais que serão informados à loja online e as políticas de privacidade da empresa.

Com todas essas informações em mãos, e tomando as devidas cautelas, lhes desejo boas compras!

Tags

Atrasos, Código de Defesa do Consumidor, Direitos do consumidor, Extravios, Fornecedor, fraudes, importação, impostos, ompras internacionais, Políticas de privacidade, Proteção do consumidor, representante no Brasil, reputação do fornecedor, Sites internacionais de compra, Taxas

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Direito Previdenciário

Somos especializados em Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais e seu objetivo é o estudo e a regulamentação do instituto de seguridade social.

Direito do Consumidor

O escritório tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.

Direito Trabalhista

Atuamos na área consultiva relacionada ao Direito do Trabalho, com foco preventivo e enfoque na adequação das condutas internas das empresas à legislação trabalhista, a fim de minimizar os riscos de futuras demandas judiciais.

Direito Imobiliário

A atuação no direito imobiliário possui uma área abrangência e que atinge diversos assuntos relacionados aos imóveis, que vão desde o acompanhamento de contratos de compra e venda até o desenvolvimento de estratégias para incorporação e lançamentos imobiliários.

Direito Empresarial

Possuímos atuação estratégica no consultivo e no contencioso de empresas em questões de natureza cível, comercial, trabalhista e tributária. Realizamos, ainda, a elaboração de contratos societários e empresariais, estruturações societárias, execuções de títulos de crédito e recuperação de ativos.

Direito Ambiental e Urbanístico

O Direito Ambiental é o ramo jurídico dedicado a causas relacionadas ao meio ambiente. Ele está intimamente ligado às áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, construção civil e uma série de atividades industriais que causam impacto ambiental e, portanto, precisam tomar medidas e práticas adequadas para estarem dentro da lei.

A atuação e acompanhamento por nossos advogados é importante em todas as questões jurídico-ambientais. Podemos auxilia-lo para que suas atividades econômicas estejam dentro da legalidade, reverberando positivamente para o empresário, o ambiente e a sociedade.

No Direito Ambiental, a prevenção é particularmente importante. Nesse aspecto, dentre os principais serviços que realizamos, destacam-se, licenças ambientais, assessoria em programas de compensação ambiental, condução legal de processos de estudo de impacto ambiental e planos de recuperação de áreas degradadas, blindagem ambiental, e outros.