Teoria do elo: entenda a teoria que relaciona os maus-tratos aos animais e a violência contra as pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos

Direiro animal
o que fazer quando meu cachorro esta triste

Teoria do elo: entenda a teoria que relaciona os maus-tratos aos animais e a violência contra as pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos

Como todos sabem, violência doméstica (Artigo 5º da Lei 11.304/2006) e maus tratos contra cães e gatos (Artigo 32 da Lei 9.605/1998), são crimes. O que muitos não sabem, é a relação entre esses dois crimes. 

Segundo estudos, a maioria dos casos de violência contra grupos vulneráveis, como mulheres, crianças e idosos, acontecem no interior dos lares. E a partir disso, devemos considerar os atuais conceitos de família, como as famílias multiespécie. 

Essa interação humano-animal implica não só em relações positivas, que promovem saúde e bem-estar, mas também, podem surgir interações negativas, como nos casos de maus-tratos aos animais e violência doméstica. 

Ao longo da história, diversos estudos vêm apontando que os maus-tratos contra animais não são fatores isolados na sociedade, e sim indícios de problemas no núcleo familiar, uma vez que existe uma conexão entre a violência doméstica, o abuso infantil e a crueldade animal.  

Pesquisas indicam que 27,1% de adultos que, na idade infantil, sofreram violência doméstica foram também responsáveis por maus-tratos aos animais. (McEwen et al., 2014). E 50% das mulheres que sofreram violência doméstica relataram que seus agressores também haviam sido violentos com animais. (Padilha, 2011), e mais, 93% dos agressores de animais possuem histórico de cometerem outras infrações penais. ( Levitt et al., 2016). 

Conclui-se que as agressões aos animais não surgem isoladamente. A violência contra o animal é reconhecida como um sinal de problema no ambiente familiar, sendo alerta de ocorrência de violência doméstica. Os maus-tratos aos animais estão, intimamente, relacionados com a violência interpessoal humana, predominante no contexto familiar e direcionada contra crianças, jovens, idosos e mulheres.  

Muita gente já presenciou ou, ao menos, ouviu uma situação de violência, e ao contrário do que diz o ditado popular, em briga de marido e mulher, se mete a colher, principalmente, se um indivíduo ainda mais vulnerável for atingido!  

Segundo estudos, muitas mulheres que sofrem de violência doméstica, ainda são obrigadas a ver seu agressor atacando seus animais de estimação. Isso ocorre com tanta frequência que possui nome: trata-se da Teoria do Elo ou Teoria do Ciclo da Violência. “A agressão ao animal de estimação é, também, uma estratégia utilizada pelo agressor, pois, frequentemente, com essas atitudes, as vítimas se retraem ou se submetem, para não verem seus animais vitimados pelo agressor”, indica. 

Esse “elo” se caracteriza pelo abuso dirigido ao pet como parte de uma dinâmica familiar de violência, que contribui para submeter as outras pessoas mais vulneráveis a um ambiente de medo e submissão. 

Esses estudos demonstram tamanha importância de se rever o papel dos animais de estimação para além de “membros da família”, como parte de um processo de sentinela à violência contra mulheres, que se constitui como um grande problema social e de saúde pública no Brasil. 

Tags

abuso infantil, agressões, agressor, agressores, alerta, ambiente de medo, ambiente familiar, animais de estimação, briga de marido e mulher, Ciclo da Violência, colher, conceitos de família, conexão, crimes, crueldade animal, estratégia, estudos, famílias multiespécie, fatores isolados, frequência, grupos vulneráveis, história, indícios, infrações penais, interação humano-animal, interações negativas, jovens, maus-tratos aos animais, membros da família, mulheres, núcleo familiar, papel, pesquisas, problemas, reconhecida, relações positivas, retraem, saúde, saúde pública, situação de violência, sociedade, submetem, submissão, Teoria do Elo, violência contra mulheres, violência doméstica, violência interpessoal humana, vítimas, vulnerável

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Direito Previdenciário

Somos especializados em Direito Previdenciário. O Direito Previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais e seu objetivo é o estudo e a regulamentação do instituto de seguridade social.

Direito do Consumidor

O escritório tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.

Direito Trabalhista

Atuamos na área consultiva relacionada ao Direito do Trabalho, com foco preventivo e enfoque na adequação das condutas internas das empresas à legislação trabalhista, a fim de minimizar os riscos de futuras demandas judiciais.

Direito Imobiliário

A atuação no direito imobiliário possui uma área abrangência e que atinge diversos assuntos relacionados aos imóveis, que vão desde o acompanhamento de contratos de compra e venda até o desenvolvimento de estratégias para incorporação e lançamentos imobiliários.

Direito Empresarial

Possuímos atuação estratégica no consultivo e no contencioso de empresas em questões de natureza cível, comercial, trabalhista e tributária. Realizamos, ainda, a elaboração de contratos societários e empresariais, estruturações societárias, execuções de títulos de crédito e recuperação de ativos.

Direito Ambiental e Urbanístico

O Direito Ambiental é o ramo jurídico dedicado a causas relacionadas ao meio ambiente. Ele está intimamente ligado às áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, construção civil e uma série de atividades industriais que causam impacto ambiental e, portanto, precisam tomar medidas e práticas adequadas para estarem dentro da lei.

A atuação e acompanhamento por nossos advogados é importante em todas as questões jurídico-ambientais. Podemos auxilia-lo para que suas atividades econômicas estejam dentro da legalidade, reverberando positivamente para o empresário, o ambiente e a sociedade.

No Direito Ambiental, a prevenção é particularmente importante. Nesse aspecto, dentre os principais serviços que realizamos, destacam-se, licenças ambientais, assessoria em programas de compensação ambiental, condução legal de processos de estudo de impacto ambiental e planos de recuperação de áreas degradadas, blindagem ambiental, e outros.